27 de outubro de 2014

Dica: A leitura muda o mundo - Leia para uma criança #issomudaomundo

Neste post, venho falar sobre um projeto fantástico feito pelo Banco Itaú: Leia para uma criança #issomudaomundo.


Este projeto criado pela Fundação Itau Social é focado na leitura e tem o objetivo de promover os direitos que toda criança tem: lazer, educação, cultura, convivência familiar e comunitária. A Fundação Itaú Social criou uma coleção de livros infantis, que podem ser solicitados através do site do banco, gratuitamente, com a intenção de conscientizar as pessoas para a importância da leitura de histórias para as crianças. Os livros são enviados para a residência do solicitante e vem em conjunto com um folheto explicativo e um marcador de páginas.


O barato deste projeto é justamente a ideia de que a leitura tem que estar presente na vida de todas as crianças, tornando-se uma forma direta de formação da imaginação, pensamento critico, afetividade e sociabilidade. A leitura, "se incorporada ao dia a dia, pode mudar o mundo das crianças e de todos nós."

Para mim, futura educadora, é uma excelente iniciativa de conscientização e incorporação da criança no mundo da leitura, pois a partir da utilização deste material que nos é disponibilizado e enviado, gratuitamente, podemos trabalhar a leitura com as crianças em casa, na escola, na vizinhança ou em qualquer lugar que possamos observar a chance de mudar a vida de uma criança através de um simples gesto. Toda criança tem direito a ver e conhecer os livros, a explora-lo e aprender com eles, a ouvir a história e criar suas descobertas e esclarecer suas dúvidas, a criar o seu mundo particular e desenvolver sua visão de mundo atraves de histórias que incluam situações cotidianas.


Espero que este projeto, que não é muito divulgado, sirva para todos nós, educadores ou não, a entender a importância deste gesto simples e nobre, que enriquece tanto a nossa vida e a vida de todos aqueles que entendem que a leitura muda o mundo.

Quem se interessar e quiser saber mais, o link está a seguir: Leia para uma criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário