21 de outubro de 2014

Leitura compartilhada e elaboração de síntese esquemática

No dia 24/09, uma nova tarefa nos foi proposta em aula: uma leitura compartilhada e a elaboração de uma síntese esquemática. O tema selecionado para esta tarefa de grupo foi Ensino Fundamental de 9 anos

Para a realização desta tarefa, a turma foi separada em grupos e cada um, respectivamente, ficou responsável pela leitura de um texto presente no arquivo Ensino Fundamental de 9 anos. Meu grupo ficou responsável pela leitura do texto: "Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão", escrito por Telma Ferraz Leal, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Artur Gomes de Morais, presente nas páginas 97 a 107.

O objetivo desta tarefa é que tenhamos um melhor entendimento sobre o tema escolhido e que possamos reconhecer e selecionar os principais pontos e ideias presentes no texto, para que assim, a síntese esquemática possa ser feita de forma clara e correta.

Os pontos chaves deste texto são: o papel do professor e os desafios que são e devem ser enfrentados pelos mesmos, a seleção consciente do que deve ser ensinado e a coerência entre as metas planejadas, a avaliação como processo continuo de observação, práticas de avaliação como desenvolvimento de práticas de exclusão, instrumentos de avaliação e análise do que está sendo ensinado e consequentemente, aprendido, o papel da família no processo de aprendizagem e a auto-avaliação como parte do cotidiano escolar.

A partir da leitura deste texto, é possível entender o papel do professor e a importância de uma constante avaliação do que está sendo ensinado e do entendimento do pensamento do aluno, para que assim, nós educandos e futuros educandos, possamos exercer nosso papel da melhor forma possível, proporcionando aos alunos total aproveitamento de tudo que é ensinado. Não podemos esquecer da auto-avaliação, ponto chave no processo de ensino/aprendizagem, que deve ser realizada por todos os envolvidos no processo, pois é a partir disto que podemos ver se estamos desenvolvendo as melhores estratégias e recursos mais adequados para a aprendizagem dos alunos.

Para melhor entendimento do texto, segue o slide feito pelo grupo com os pontos chaves do texto e principais informações destacadas:


    
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário