25 de novembro de 2014

Avaliação: prêmio ou punição?

A superação da reprovação escolar e o papel da avaliação na aprendizagem são dois temas muito discutidos e de grande importância. Ainda seguindo o tema reprovação escolar, presente nos dois últimos posts, a avaliação se torna uma palavra-chave nesta pesquisa.

A forma como a avaliação é trabalhada em sala de aula, a prática e o projeto pedagógico que envolve as expectativas escolares e a reprovação ou aprovação tendo a nota como objeto ou caminho definidor, são realizadas de forma totalmente errônea no âmbito escolar e precisam ser questionadas, mudadas e pensadas como oportunidade para reflexão e transformação por parte dos educadores, tanto no âmbito escolar como no valor que lhe é atribuída.

Indico que assistam o vídeo a seguir e se atentem aos detalhes e figuras presentes no mesmo, pois a partir destes, é possível perceber que a avaliação considerada apenas como um meio de punição e rotulação do aluno, se torna o principal fomentador do fracasso escolar.


Sucesso e insucesso não são opostos, mas lados de uma mesma moeda.

A cada dia mais, os alunos pedem a noção da importância de estudar e adquirir o conhecimento, pois na sociedade em que nos encontramos atualmente, a nota e a aprovação estão acima de qualquer fator relevante no processo de aprendizagem, como por exemplo, as dificuldades reais do aluno e o reconhecimento de seu espaço enquanto educando. É preciso repensar a prática pedagógica e a cultura sempre pautada na aprovação acima de qualquer coisa, que vem sendo mais e mais imposta.

Pense nisso!

Um comentário:

  1. Pensar na avaliação como uma forma de punição reduz em muito sua função. Avaliar o aluno é um processo imprescindível ao professor. Cabe a ele (professor) criar estratégias apara que esta avaliação faça parte de suas atividades cotidianas, e não seja uma forma de punir ou descontar nos alunos os intemperes da profissão. Múltiplas atividades desenvolvidas no cotidiano podem e devem servir para que o professor tenha informações suficiente para fazer um diagnóstico da aprendizagem do aluno. A avaliação utilizada como meio e não como um fim pode sim contribuir de forma significativa para alunos e professores principalmente dando ao professor subsídios para refletir e modificar estratégias e metodologias de ensino, tornando as aulas e os conteúdos cada vez mais próximos da realidade do aluno e servindo como base a um replanejamento das atividades propostas.

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