24 de novembro de 2014

Índices de reprovação, aprovação e abandono escolar - CIEP BRIZOLÃO 135

Ainda seguindo a discussão sobre reprovação e aprovação escolar, nos foi proposta uma pesquisa interessante e de grande importância informativa que tinha a ideia de conhecermos melhor a realidade das etapas escolares de uma determinada escola. A partir desta pesquisa é possível ver a evolução da escola ao longo dos anos, especificamente entre os anos 2010 até 2013, fazendo com que os índices sejam comparados e a ascensão ou decadência do ensino sejam evidenciados e fiquem claros para quem quiser e tiver interesse. 

Esta pesquisa foi baseada nos índices da escola municipal CIEP BRIZOLÃO 135 - Afonso Henriques Lima Barreto, localizado no bairro de José Bonifácio, no município de São João de Meriti, Rio de Janeiro. 

Os dados foram retirados do site QEdu, onde é possível pesquisar índices de qualquer escola que realize a Prova Brasil a cada 2 anos, estando disponíveis índices de aprendizagem, evolução de resultados e metas e  proficiência, assim como índices do censo, pesquisa pessoal e Enem. 

A partir desta pesquisa, é possível perceber que os índices de reprovação e abandono escolar crescem significativamente a cada ano e que as metas do Ideb, baseadas no aprendizado dos alunos em português e matemática e no fluxo escolar, em todos os anos, já listados anteriormente, não foram alcançados. Daí surge a pergunta: o que está errado? O que está faltando? Por que as metas não são alcançadas?  Acredito que seja de grande valia a reflexão em cima destas perguntas, pois a partir disto será possível entender que a culpa do fracasso escolar e escassez de resultados realmente significativos não é somente dos alunos, mas sim da prática pedagógica que está sendo imposta e realizada e da direção em torno de todo o âmbito escolar.

Segue o resultado da pesquisa realizada por mim e pela segunda integrante da dupla, Clara Campos, onde estão representados todos os índices da escola CIEP BRIZOLÃO 135 referentes a reprovação, aprovação e abandono escolar, nos anos iniciais, anos finais e no ensino médio:








Nenhum comentário:

Postar um comentário